Do que Você se Arrependeria?

Maria Clara Whitaker

Coach e CEO da VITAMINA

A médica e blogueira Mariana Perroni inspirou-se em sua experiência em uma UTI para compor um belíssimo artigo no qual fala sobre os 5 arrependimentos mais comuns de pacientes no leito de morte. São eles:

  1. Eu queria ter vivido uma vida que me satisfizesse, ao invés daquela que as pessoas esperavam de mim;
  2. Eu queria não ter trabalhado tanto;
  3. Eu gostaria de ter tido a coragem de expressar meus sentimentos;
  4. Eu gostaria de ter permanecido em contato com meus amigos;
  5. Eu queria ter me permitido ser mais feliz.

Estes comoventes depoimentos nos levam a refletir sobre as escolhas que nós estamos fazendo em nossas próprias vidas. Sim, a vida que levamos decorre das circunstâncias que escapam ao nosso controle, mas o que fazemos a respeito não. Aí são escolhas nossas.

Um tema que eu ouço muito em coaching é: “Estou exausto, deprimido, não vejo a minha família há semanas, mas eu não posso fazer nada; se eu não fizer este trabalho, estou frito.” Isto é um sintoma de delegação do controle das suas escolhas de vida para o outro, tendo como base uma crença irracional: “Se eu não fizer o que o outro quer, morro.”

Morre mesmo?

Salvo situações em que o cano do revólver está encostado na sua testa, é mais provável que você tenha caído em uma trama que as pessoas tendem a armar para si mesmas, na qual acreditam que serão felizes quando os outros validarem, com os critérios deles, a felicidade delas.

Só que aí passamos a vida desmotivados, irritados, alcoolizados, desamparados e com insônia, porque escolhemos sistematicamente não priorizar as nossas próprias necessidades. Aí chegamos ao leito de morte, o grande momento de catarse de nossas vidas, e entendemos que nos arrependemos do que fizemos conosco e com aqueles que amamos.

A boa notícia é que dá para você reverter isso. A má notícia é que dá trabalho. Você é que deve escolher, agora, o que quer fazer: ser feliz ou poupar-se o trabalho?

 

Veja Também:

Kit de Emergência Para Quem Acaba de Ser Demitido

Virtudes e Defeitos

blog comments powered by Disqus